segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Branding e RP

Fonte: imagens do google e montagem Agência Mosaico

O que fazer quando a imagem de uma empresa está negativa? Seria as relações públicas ou o branding a resposta do problema?

Talvez utilizando estratégias de branding em conjunto com as relações públicas o problema possa ser resolvido!

O branding busca a integração da administração junto ao conceito da marca que se pretende estabelecer, usando de inúmeras técnicas, inclusive as de relações públicas para consolidar seus objetivos e metas.
As relações comerciais estabelecidas entre consumidores e empresa são estimuladas pela força da marca, gerando lucros para empresas capitalistas, porém como a concorrência é acirrada, a qualidade de produtos e serviços é igual ou superior e o diferencial passa ser o atendimento e o relacionamento da empresa com seu cliente.

Já um dos objetivos das relações públicas é a gestão da imagem institucional, que deve ser desenvolvido a partir das relações entre a organização e seus diferentes públicos.

A adequação das metas e objetivos organizacionais às expectativas e necessidades de seu público estratégico é uma das principais e primeiras atividades a serem realizadas, para descobrir quais são essas expectativas, a pesquisa é a melhor ferramenta.

Algumas vantagens em utilizar a marca encaixam-se muito com técnicas de marketing como, por exemplo, a identificação de um produto e/ou serviço pela marca e proteção do consumidor, atribuir status ao produto e/ou serviço, facilitação da compra e redução do tempo de decisão de compra, facilitação a localização do produto, mais lucro à empresa, etc.

Para que todas as ações de branding sejam realizadas com êxito, o profissional de relações públicas deve manter viva a imagem institucional da empresa nos diferentes meios de comunicação que a empresa utiliza para seu público, tanto as mensagens quanto as ações devem ser transmitidas de forma positiva e ao mesmo tempo persuasivas.

Assim as relações públicas deve andar de “mãos dadas” com o branding, intensificando a identidade organizacional por meio da marca e quem sabe assim a imagem das organizações passarão a ser mais transparentes e positivas.




Thamy Cavassani

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