Apesar do tema "comunicação interna" ser muito discutido no contexto das comunicações e a idéia de que os funcionários são parceiros fundamentais para o alcance dos objetivos e estratégias das organizações esteja ganhando força, o que se vê na prática de mercado é diferente da teoria. As organizações realizam ações isoladas de comunicação interna e pouquíssimas delas são realmente estratégicas e eficazes para os públicos internos.Muitas empresas acreditam que somente a elaboração de alguns instrumentos como jornais, revistas, murais e outros são suficientes e eficazes na função de passar para o funcionário informações relevantes sobre a empresa, que realmente interessem a ele e que o façam melhorar seu desempenho no trabalho. E apesar da alta adminstração compreender a importância da comunicação interna, ela precisa compreender também que, para que essa comunicação seja eficaz, faz-se necessário um suporte ativo e contínuo das lideranças da organização, do CEO aos gerentes de linha, e não apenas de discursos sobre a importância dos funcionários para a empresa, de house organs e intranets que não conseguem promover estratégicamente o entendimento e o envolvimento dos funcionários com a estratégia corporativa de longo prazo.Como ferramenta estratégica, cabe à comunicação interna o desafio de conseguir impulsionar o desempenho e o sucesso financeiro de uma empresa e deixar de ser apenas uma mera divulgadora de informações, compartilhando missão, visão e os valores organizacionais de modo que estes contribuam para o alcance dos objetivos estrategicamente planejados pela organização.
Giovana Escaliante
FONTE: uniblog.com.br
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